top of page
  • Foto do escritorArquitetos Online

Parede ripada: o que é e como utilizá-la?

O mercado de decoração está apostando cada vez mais em alternativas para revestimentos de ambientes interiores. A parede ripada é uma grande tendência. 

Seja parede ripada de madeira, seja painel ripado, é tudo a mesma coisa: um revestimento, moderno e arrojado, que se destaca pela versatilidade, uma vez que pode ser aplicada em variados cômodos, em diversas finalidades.

A parede ripada é uma alternativa simples, porém elegante para a decoração de ambientes, que não deixa a desejar para outros tipos de revestimentos mais caros.


O que é uma parede ripada?

De modo geral, uma parede ripada de madeira é uma parede cujo revestimento é formado por ripas paralelas com pequenos espaçamentos entre si.

Esses espaços costumam ter uma distância que varia de 3 cm a 5 cm, dependendo do ambiente, da proposta de decoração, do efeito visual que se pretende e da funcionalidade do painel. 

A parede ripada pode ser empregada tanto em uma sala de estar, quanto em qualquer outro ambiente de uma casa, seja no banheiro, seja no quarto, e até mesmo em ambientes com uma proposta gourmet. 

Essa estrutura não serve apenas como item de decoração de um ambiente interno. Ela também pode ser utilizada como suporte de televisão, como divisória de um espaço, entre outras opções. Afinal, como já mencionado, trata-se de um revestimento com inúmeras possibilidades de aplicação. 


A partir de quais materiais podem ser feitas as paredes ripadas?

Como o próprio nome sugere, a madeira é o principal material utilizado na confecção deste tipo de painel. Porém, existem outros tipos de madeira e materiais que podem ser utilizados para fazer o ripado. 

Com relação às madeiras, as mais utilizadas nas paredes ripadas são Mogno, Imbuia, Sucupira, Peroba, Carvalho, Cedro e Nogueira. Além dessas opções, também podem ser utilizadas o Ipê e a Tatajuba, que apresentam como vantagem a possibilidade de ser empregadas em ambientes externos. 

Além dessas, que costumam ter um custo mais elevado por serem consideradas materiais nobres, há, também, opções mais econômicas, como o MDF e o MDP, que são boas alternativas para quem não quer abrir mão do material na hora de criar a sua parede ripada. 

Por fim, além de madeira, as paredes ou painéis ripados também podem ser construídos com revestimentos cerâmicos. Apesar de não possuírem o toque mais aconchegante da maneira, têm como benefícios a durabilidade e a sustentabilidade.


Como escolher o material ideal para o meu projeto? 

Diante das inúmeras variedades disponíveis no mercado, a melhor alternativa para garantir a escolha do material ideal para o seu projeto, é analisar alguns fatores, como durabilidade, aspecto visual, versatilidade e preço, antes de efetuar a aplicação do painel.  

Além disso, contar com o apoio de um profissional qualificado é imprescindível. Afinal, ele saberá orientar qual o melhor material para o ambiente e para a proposta que você busca oferecer a um determinado espaço. 


Quais ambientes podem receber paredes ripadas?

A parede ripada combina com diferentes tipos de materiais e estilos de decoração. Logo, pode ser utilizada em diferentes composições e estilos, desde os mais clássicos até os mais modernos.

Seja em residências, seja em escritórios, qualquer ambiente pode receber esse revestimento. A seguir, veja alguns exemplos de sua aplicação:

Sala de estar: a parede ripada é geralmente utilizada como painel de TV, trazendo sofisticação e leveza ao ambiente. Porém, também pode ser uma divisória ou simplesmente uma peça decorativa no espaço. 

Escritório: em ambientes mais sérios, como locais corporativos, os painéis ripados são ótimas alternativas para decorar a recepção. Isso porque, além de destacar o ambiente, quebram o tom “frio” que esses espaços normalmente costumam ter, transmitindo leveza e aconchego.

Banheiro: painéis ripados podem se transformar em paredes de bancadas, até mesmo em banheiros. No entanto, nesse caso, é importante lembrar que para esse ambiente, além de receber um tratamento contra a umidade, a parede precisa ser feita de um material resistente. 

Quartos: A parede ripada no quarto promove a sensação de aconchego e elegância, principalmente quando empregada como a cabeceira da cama. Ao ser combinada com roupas de camas de tecido natural e outros móveis de madeira, pode trazer um toque ainda mais especial ao ambiente.

Cozinhas: promovem excelentes composições com bancadas de mármore ou granito.


Qual o valor de uma parede ripada?

O preço do metro quadrado de materiais, móveis e outros elementos de decoração varia de acordo com a região do Brasil, o tipo de compra e outros fatores como custo de matéria prima, oscilações de mercado e condições de venda de um determinado lojista.

Em média, o preço do metro quadrado das principais variedades de paredes ripadas de madeira varia entre R$ 50 e R$ 75. No entanto, existem alguns estabelecimentos que comercializam painéis ripados por unidade — o que pode ser uma alternativa mais econômica, dependendo da característica e finalidade do projeto de decoração. 


Vantagens da parede de madeira ripada

A versatilidade e o baixo custo dos painéis ripados são algumas das principais vantagens desse material. A madeira permite realizar várias combinações de decoração, servindo como alternativa para diversos ambientes e composições.

Além disso, podemos destacar algumas outras vantagens:

Conforto: revestimentos de madeira são associados a uma sensação de maior conforto. O material também é um excelente isolante térmico e acústico natural, sendo uma boa alternativa para quartos e salas de estar.

Instalação: a instalação é outra facilidade dos materiais de madeira. Painéis ripados são instalados de forma rápida e barata. Isso sem falar na sujeira durante a instalação, que quase nem existe.

Durabilidade: paredes ripadas possuem alta durabilidade, desde que sejam feitas de um material de boa qualidade. A vantagem? É um revestimento que pode ser usado por mais tempo sem a necessidade de manutenção.

Atemporal: entra ano, sai ano, as tendências se aperfeiçoam, mas a madeira não fica ultrapassada. A versatilidade do material permite combinações com elementos mais tradicionais e mais contemporâneos, fazendo com que o painel dificilmente saia de moda.


Devo usar apenas como revestimento?

Ainda que a principal utilização do painel ripado seja a decoração, há outras funcionalidades que podem ser atribuídas às ripas de madeira. 

Uma delas é a divisória. De modo leve e sutil, uma parede desse formato pode servir para dividir ambientes e delimitar espaços de forma fluída, elegante e sofisticada. 

É possível ainda instalar painéis móveis com o auxílio de trilhos e outros sistemas de correr. Dessa forma, tem-se uma divisória e um ambiente integrado, que pode ser aberto ou fechado conforme a ocasião e a sua necessidade.

De maneira bastante funcional, como já mencionado neste texto, os painéis ripados também podem servir de auxílio na sustentação de acessórios. Por fim, são uma alternativa sofisticada para esconder fiações aparentes. 


Agora é com você! 

Ler todo esse conteúdo te deu vontade de decorar a sua residência ou ambiente de trabalho com um painel ripado? Entre em contato conosco por este link e garanta o melhor projeto para a sua necessidade e proposta.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page