top of page
  • Foto do escritorArquitetos Online

5 dicas para deixar sua casa mais aconchegante

Nossa casa é o nosso refúgio, o nosso porto seguro e a nossa fortaleza. Por isso, precisa ser aconchegante, confortável e segura. Tudo isso e muito mais com a nossa essência e o nosso toque pessoal.

Portanto, ter um ambiente aconchegante, que nos traga paz e harmonia depois de um longo dia de trabalho é, sem sombra de dúvidas, uma tarefa bastante importante na hora de decorar sua casa. Afinal, ter um espaço acolhedor para descansar é essencial para o nosso bem-estar.

Pensando assim, unimos neste texto algumas dicas para você ter um lar aconchegante, com ambientes mais leves e acolhedores. E o melhor, com a sua cara.


O que é e o que torna um ambiente aconchegante e acolhedor?

Os ambientes considerados aconchegantes e acolhedores são aqueles que nos proporcionam conforto e aconchego. Em uma residência, isso não é diferente.

O nosso lar, o ambiente em que nos reunimos com amigos e pessoas próximas, precisa nos trazer não só conforto como também segurança, tranquilidade e, acima de tudo, que tenha a nossa essência.

Sendo assim, um ambiente aconchegante e acolhedor é aquele que nos traz paz após um longo dia de trabalho ou de longas horas de viagem.

Além disso, é um ambiente que nos promove conforto, seja por meio de móveis confortáveis, seja por meio de espaços agradáveis para descansar e passar momentos com quem amamos.

Mas, como podemos tornar os ambientes de casa mais aconchegantes e acolhedores? Essa é uma missão fácil quando sabemos o que gostamos, o que queremos transmitir e como queremos nos sentir ao chegar em casa.

A seguir, confira algumas dicas de como deixar qualquer espaço da sua casa mais aconchegante.


1.  Invista nas cores certas

Ao planejar a decoração dos cômodos de sua casa é fundamental pensar na iluminação natural do ambiente. Ela torna os espaços não só mais iluminados, como também mais arejados e acolhedores. Além disso, influencia, também, na economia de energia elétrica.

Sendo assim, para aproveitar ao máximo a luz natural, além de investir em cortinas com tecidos mais claros e leves, é necessário, também, optar por tintas de cores mais claras, que promovem uma maior amplitude dos ambientes e têm maior facilidade de refletir a luz do sol ou da lua, do que as cores com tons mais escuros.

Em geral, cores com tonalidades mais próximas do branco, são indicadas para ambientes que precisam mais de nossa atenção, como a cozinha e o escritório, por exemplo. Já para os espaços utilizados para descanso, como quartos e salas, cores quentes, como amarelo, são ótimas escolhas.


2.  Aposte em bons itens de decoração

Na hora de decorar os ambientes de sua casa, você pode contar com uma infinidade de objetos para tornar os espaços mais acolhedores. Aqui vale soltar a imaginação e utilizar itens que vão de acordo com a sua personalidade e com a sensação que você quer transmitir no ambiente.

Por isso, nada melhor do que utilizar objetos com valor sentimental, como fotos e lembranças de viagens em família, presentes especiais, e também peças que, de fato, transmitem aconchego.

Nesse segundo caso, vale investir em almofadas e mantas para colocar sobre sofás, poltronas e camas, e em tapetes, que tornam os ambientes não só mais acolhedores como agradáveis e confortáveis. Dica extra: para definir o tamanho dos objetos utilizados na decoração, analise primeiro a área que receberá o item. Isso porque um objeto muito grande pode acabar deixando um espaço pequeno muito mais apertado e desconfortável, tanto para andar quanto para descansar. Por isso, em geral, para ambientes pequenos, utilize objetos pequenos e para espaços maiores, fique à vontade para usar objetos maiores.


3.  Deixe sua casa sempre cheirosa

Nada melhor do que chegar em casa cansado e sentir aquele cheirinho que só o seu “cantinho” tem, não é? Além de nos trazer paz e a segurança de que estamos em casa, o cheiro bom do ambiente transmite limpeza e tranquilidade — ambos sentimentos fundamentais para um bom descanso.

Sendo assim, espalhe cheirinhos pela casa. Hoje existem inúmeras formas disponíveis no mercado. Entre elas as mais comuns e utilizadas em residências são:


Difusores elétricos

Podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa, desde quarto e salas até cozinhas e áreas de lazer. Entre as inúmeras essências, as de lavanda e maracujá, são bastante utilizadas quando o objetivo é deixar o ambiente mais leve e calmo. 


Velas aromáticas

À noite, as velas são ótimas opções para tornar o ambiente não só mais aconchegante como também romântico, intimista e cheiroso. São indicadas para salas, quartos e até mesmo banheiros.


Varetas aromatizadas

Essa é uma das opções mais comuns de se encontrar nas salas e banheiros das residências. Isso porque, possuem um ótimo custo benefício e não exigem muita manutenção, apenas que as varetas sejam viradas ao menos uma vez por dia.


Sprays aromatizantes

Os sprays são muito utilizados para deixar os ambientes mais cheirosos, especialmente após uma faxina ou a troca de roupas de cama. Afinal, depois de tudo limpinho, nada melhor do que um cheirinho agradável para curtir o ambiente, certo?


4.  Inclua plantas no projeto de decoração

Ter plantas espalhadas pela casa é uma das alternativas mais baratas e fáceis para tornar os ambientes mais aconchegantes, com um toque especial de vida e com conforto térmico.

Além de trazer a natureza para o nosso lar, as plantinhas também proporcionam inúmeros benefícios à saúde. Entre eles, podemos citar a redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Desde as mais pequenas até as maiores, dignas de um belo jardim de inverno, as plantas deixam o ambiente mais acolhedor e relaxante. Isso porque além de embelezar o espaço, são capazes de purificar o ar, reduzindo assim as crises alérgicas, e de promover maior bem-estar aos moradores.

Um exemplo simples de suas funcionalidades, é a disposição de algumas plantas em determinados cômodos da casa:

  • Quarto: jasmim e lavanda para um sono profundo e calmo.

  • Sala de estar: singônio, samambaias, lírio da paz e algumas palmeiras para trazer elegância, conforto e deixar o ar do ambiente mais agradável. 

  • Banheiro: avenca, jibóia e até mesmo imbé para neutralizar odores de maneira natural.

  • Cozinha: para esse espaço não podemos deixar de citar as plantas que são coringas para quem gosta de cozinhar, como manjericão, hortelã, alecrim, cebolinha, salsinha, entre outras. Além dessas espécies, cozinhas também são ótimos locais para cultivar cactos e a tão famosa espada-de-são-jorge.

Essas são apenas alguns exemplos de plantas que podem ser utilizadas na decoração de sua casa a fim de deixá-la mais aconchegante. 

Atenção: a escolha de planta para ambiente de sua casa deve ser feita a partir da análise de alguns fatores como incidência de luz no ambiente e umidade, pois, cada uma possui características específicas para cada situação, seja para espaços naturalmente mais claros, seja para locais mais escuros.


5.  Decore cada ambiente de acordo com sua utilidade

A regra é muito simples. A sala utilizamos para socializar com a família e amigos, a cozinha para as refeições, o escritório para trabalhar, o quarto para dormir, e assim por diante.

Então, para cada um desses espaços, precisamos pensar em uma decoração única, que facilite o objetivo real desses cômodos. Afinal, não é nada prático e confortável uma pia no meio da sala, certo?


Confira as nossas dicas de decoração para os principais ambientes de sua casa:

Para o quarto, busque uma iluminação mais quente a fim de facilitar o sono. Nesse ambiente, tapetes peludos também são uma boa opção, uma vez que deixam o espaço mais quente e confortável, principalmente quando colocados do lado da cama. Invista em cores com tons em azul para facilitar o seu sono e o relaxamento ao fim do dia.


Na sala, uma alternativa bastante válida é escolher um sofá confortável e dispor sobre ele muitas almofadas. Ter um tapete fininho e peludo, plantas espalhadas pelo espaço e cortinas bonitas e com fluidez também são ótimas estratégias para deixar esse espaço da sua casa aconchegante. Por ser uma área de convivência, o amarelo é uma das cores indicadas para a sala, isso porque é uma cor energizante.


Já para a cozinha, uma boa dica é a utilização de madeiras, seja nos itens de decoração, seja nas cozinhas sob medidas. Afinal, a madeira transmite não só sofisticação, como conforto e aquela “cara” de casa que todos queremos. Para a iluminação da cozinha, os pendentes são ótimas escolhas, uma vez que esse é um ambiente que precisa ser bastante iluminado. Sendo assim, cores neutras são bem-vindas.


No banheiro, brinque com os azulejos e rejuntes, invista em pisos de tons claros e com texturas discretas e conte com as cores para deixá-lo com mais vida. Por fim, se possível, coloque algumas plantas no espaço. Mas lembre-se, além disso tudo, mantenha o seu banheiro sempre limpo e organizado, essa é uma das principais maneiras de deixá-lo aconchegante.


Vá além!

Está decorando a sua casa ou quer reformular os espaços de sua residência ou empreendimento? Conte com a gente nesse processo. Entre em contato por este link, será um prazer te ajudar.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page